A modelagem é um recurso do Click Reply™ Warehouse Billing, através do qual são definidas todas as regras que permitem a atribuição automática da tarifa correta para cada atividade específica do armazém que constitui item de faturamento.
Através desse componente é possível definir os seguintes elementos-chave em uma estrutura de custos:
É possível modelar as atividades geradoras de custo executadas no armazém definindo suas características de movimento no WMS em que são identificadas.
A lógica de configuração é hierárquica permite a decomposição e consequente análise do custo por atividade elementar e também a análise global por macro-atividade do armazém.
Portanto, são definidas e atribuídas as atividades e suas categorias de custo, conforme o processo no qual são realizadas, por exemplo: recebimento, expedição, estoque etc. permitindo a análise de cada categoria de custo.
Cada atividade pode ainda ser detalhada em sub-atividades para que se possa gerenciar pontualmente cada componente de custo, como a definição de classes de produto cuja movimentação é valorizada de forma distinta.
O sistema gerencia os contratos contemplando os registros dos acordos comerciais em validade, tipologia de serviço, tarifas, etc. e com quais custos serão calculados.
É possível definir o modelo tarifário (por ex. faixas de tarifa, fixas, variáveis, lineares) aplicável em um contrato específico, seu driver concordado (por ex. peso bruto, líquido, cubado, volume, peça, etiqueta, embalagem, linha ASN recebida, ordem de expedição etc.), sua validade e tarifa. Através da associação da tarifa da atividade se conclui a modelagem da estrutura de custo.