Gerenciando a supply chain digitalmente
durante uma crise

Dicas para sucesso rápido

Ao passar por situações delicadas, nas quais as supply chain são interrompidas, o valor da transparência máxima da supply chain fica ainda mais evidente. Daí a importância de possuir ferramentas que possibilitem a visibilidade necessária de forma rápida e simples.

De acordo com o Gartner, que examinou os efeitos imediatos da crise da COVID-19 nas empresas, até 2021 as organizações com e-commerce robusto e escalonável atingirão um crescimento de receita 30% maior do que as organizações não-e-commerce - se fizerem melhor uso dos canais digitais durante o surto da COVID-19.

Devido à quarentena e ao fechamento de fronteiras, o fornecimento de produtos primários, bens e, até mesmo, mão de obra ficou repentinamente em risco de uma hora para a outra: de acordo com uma pesquisa do Institute for Supply Management (ISM), mais de três quartos das empresas relataram impactos na supply chain, na capacidade do fornecedor e na entrada de matérias-primas e peças, tendo sido necessário tempo para pesquisar fontes alternativas para equilibrar a oferta e a demanda.

Usando os insights de sua pesquisa sobre a COVID-19 e sua análise do mercado chinês, que se recuperou rapidamente após a crise inicial, os analistas do Gartner listaram recomendações específicas sobre como os líderes da supply chain podem usar o suporte técnico para o gerenciamento rápido de crises.

SUCESSOS RÁPIDOS PARA PEQUENOS E MÉDIOS FORNECEDORES

Os recursos digitais são mais acessíveis aos grandes fornecedores do que aos pequenos e médios. Em muitos casos, as grandes empresas já estão conectadas aos varejistas via EDI (Electronic Data Interchange) e podem reportar desvios nas quantidades de entrega imediatamente. Em contraste, fornecedores menores, como produtores de frutas e vegetais, muitas vezes não têm os recursos, capacidades e infraestruturas de TI necessários.
Isso não significa que essas empresas tenham que se tornar dependentes digitalmente. O Gartner recomenda o seguinte: os gerentes de TI e líderes de supply chain devem trabalhar juntos para discutir as oportunidades atuais, sem perder de vista os programas de digitalização de longo prazo. Olhando para um futuro mais distante, vale a pena olhar para as tecnologias de ponta, como Machine Learning, RPA ou Big Data. No entanto, para ganhos rápidos e imediatos na crise, ferramentas que podem ser integradas rapidamente são a solução ideal. Em particular, os analistas recomendam extensões técnicas simples que integram rapidamente outras partes interessadas na cadeia de informações.

Isso, porque não apenas o transporte de mercadorias físicas passou por desafios durante a crise, mas a troca de informações também se mostrou suscetível. Se as informações sobre gargalos e interrupções no fornecimento não chegarem aos mercados de varejo ou às instalações de produção a tempo, criará incertezas e tornará mais difícil reagir com as contramedidas adequadas a tempo. Os efeitos são graves: gargalos óbvios podem causar reações de pânico nos consumidores, como a compra por pânico.

De acordo com o Gartner, um dos principais desafios agora é implantar sistemas, portais de comunicação e aplicativos que possam ajudar a gerenciar riscos e agilizar as supply chains.

OS PORTAIS DOS FORNECEDORES GARANTEM TRANSPARÊNCIA

Nosso Portal do Fornecedor LEA Reply™ Supplier Portal é uma ferramenta baseada na nuvem que permite a visibilidade em tempo real das mercadorias que chegam de sua rede de fornecedores. A solução conecta fornecedores, varejistas e produção, e considera as condições reais do fornecedor local - sejam produtores de frutas, açougueiros ou fabricantes de equipamentos de proteção.

Um portal do fornecedor sensato não coloca grandes demandas em uma empresa em termos de hardware: um PC, uma impressora e um leitor de código de barras, nos quais um dispositivo do consumidor pode ser usado, são suficientes. Além disso, conectar novos fornecedores, através de tal portal, incluindo treinamento de pessoal, não consome muito tempo e não requer conhecimento profundo de TI.

As etiquetas de entrega impressas, são digitalizadas com o dispositivo móvel e as informações sobre as próximas quantidades de entrega estão imediatamente disponíveis para as varejistas. Isso torna possível reagir a tempo em relação a quantidades menores ou em excesso, e replanejar de acordo.

TEMPOS DE RESPOSTA RÁPIDOS APESAR DOS PROCESSOS DE DIGITIZAÇÃO PROLONGADOS

Uma supply chain digital oferece vantagens decisivas: por um lado, a transmissão de informações sobre o estado das entregas está imediatamente disponível para todas as partes envolvidas. Por outro, a quantidade de trabalho envolvida na gravação e transferência de dados para diferentes sistemas é drasticamente reduzida. Por último, mas não menos importante, é mais fácil de praticar o distanciamento social, porque a informação digital não requer nenhum contato físico.

A crise atual mostrou que o desafio enfrentado pelos varejistas (especialmente em áreas, como equipamentos de proteção e médicos) é enorme e pode ter consequências graves se ocorrerem grandes interrupções. Maior transparência e previsibilidade, bem como um fluxo regular de informações, podem contribuir decisivamente para manter as supply chains entre fabricantes e consumidores em uma extensão significativa. A situação excepcional atual exige que as supply chains se tornem mais ágeis, robustas e mais eficientes para o futuro.

No entanto, a introdução de uma nova ferramenta não quer dizer que a digitalização da supply chain está completa: um planejamento digital abrangente e de longo prazo também é necessário, durante a crise e após ela.
  • strip-0

    Sobre a Logistics Reply

    A Logistics Reply oferece soluções de software inovadoras para supply chain digitais eficientes e em rede, nas quais diferentes parceiros, sistemas, pessoas e máquinas trabalham juntos perfeitamente, usando os mais recentes conceitos tecnológicos, como IA, robótica, wearables e IoT. A Logistics Reply acompanha seus clientes durante sua transformação, a partir de seus mais de 20 anos de experiência e profundo conhecimento sobre as tecnologias e processos da supply chain, a fim de acelerar o "time-to-value" e garantir a qualidade de forma sustentável.