Muitas empresas importantes escolheram migrar suas cargas de trabalho SAP para o Azure. Você provavelmente não entende essa escolha, pois não conhece os reais benefícios que pode obter.
O SAP é uma ferramenta poderosa, mas muitas vezes uma infraestrutura on-premises não é adequada para hospedar tais cargas de trabalho, podendo, assim, causar grandes problemas a toda a empresa. O que você diria se soubesse de uma maneira de ter seu sistema SAP imune a falhas, gargalos, sem ter que se preocupar com isso e também economizar de 40 a 70% de seus custos de funcionamento?
Esta solução existe e a Cluster Reply pode acompanhá-lo nesta nova descoberta e ajudá-lo a conhecê-la, administrá-la e monitorá-la.
Esta solução chama-se SAP on Azure.
Toda empresa que quer ser competitiva, precisa de uma infraestrutura SAP personalizável para monitorar e gerenciar operações centralizadas e fazer análises estratégicas.
A solução on-premises espera que a empresa adquira o hardware necessário em ciclos de 2-3 anos para hospedar a infraestrutura SAP. Porém, é necessária uma análise preliminar para antecipar qual hardware será necessário no próximo ciclo. É claro que pode ser realmente difícil estimar a carga de trabalho para os próximos anos. Na verdade, esse tipo de infraestrutura não pode acompanhar as variações de carga de trabalho, por isso é impossível responder de forma rápida às oportunidades de negócios. Outra desvantagem é que a empresa precisa gerenciar e monitorar essa infraestrutura, muitas vezes se afastando do objetivo da empresa e gastando tempo e dinheiro.
Em um cenário em rápida evolução como o nosso, é claro que há uma necessidade de infraestrutura dinâmica, robusta e automatizada e que poderia eliminar os encargos do ciclo de obsolescência do hardware e capacidade de pré-compra.
A solução que propomos resolve todas essas desvantagens, dando também outros benefícios: hospedando o SAP no Azure Cloud.
Graças à extensa parceria entre a Microsoft e o SAP, agora você pode executar uma ampla gama de aplicativos SAP no desenvolvimento/teste e produção de cenários no Azure.
SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos em processamento de dados) é um Enterprise Resource Planning (ERP), um software que fornece soluções completas para finanças, logística, distribuição, inventários. Todos os processos de negócios são centralizados e são executados em um sistema SAP, compartilhando informações comuns com todos. Para as grandes empresas, este software tem um impacto tamanho que, muitas vezes, as cargas de trabalho tornam-se enormes e imprevisíveis para serem hospedadas em uma solução on-premises.
Por esse, e muitos outros motivos, apresentamos o SAP no Azure. Esta solução significa hospedar cargas de trabalho do SAP na nuvem Azure, o que é particularmente adequado para esse tipo de carga de trabalho. A compatibilidade e a eficiência são oferecidas pela recente parceria, resultando em vários produtos certificados, como SAP NetWeaver e S/4 HANA. Deve-se enfatizar que, para cada infraestrutura, existem infinitas soluções diferentes para o SAP no Azure. A princípio, você poderia migrar toda a infraestrutura ou apenas parte dela (infraestrutura híbrida), trazendo vários benefícios para a empresa.
O Azure fornece uma infraestrutura flexível, escalável e eficiente, em termos de máquinas virtuais (IaaS) e outros softwares e plataformas. O Azure oferece uma cobertura global muito maior do que outros provedores de nuvem, garantindo alta acessibilidade aos seus serviços, mesmo para multinacionais presentes em diferentes pontos do planeta. Você pode decidir a implantação de suas cargas de trabalho SAP em uma clássica Azure VM ou em uma máquina bare-metal dedicada chamada “Azure (Instância Grande)”, o que pode garantir performances muito altas. É possível usar vários bancos de dados como SQL, Oracle e também a solução SAP HANA, que é uma plataforma in-memory que permite acelerar processos de negócios e simplificar seu ambiente de TI.
Você também pode escolher entre sistemas operacionais Windows e Linux, para obter suporte para todas as soluções. A parceria com o Azure permite ao cliente integrar o SAP com outros produtos da Microsoft como o Office 365, Sharepoint Online, Cortana e Power BI.
Para implementar efetivamente sua infraestrutura SAP no Azure, é importante conhecer os recursos necessários e as cargas de trabalho esperadas, não apenas no período médio, mas também nos momentos de pico. Com esta informação, você pode escolher a tipologia de máquina, DB e componentes adicionais necessários para uma carga de trabalho média. Por esse motivo, é importante fazer uma avaliação precisa e detalhada de todas as máquinas físicas e virtuais.
Eventualmente, é possível reservar máquinas adicionais, oferecer escalabilidade para períodos de pico e recuperação de desastres e outras soluções e produtos, para fornecer conectividade, backup e armazenamento de alto desempenho na nuvem, ferramentas de gerenciamento e monitoramento, etc.
Com o Azure você pode providenciar de forma fácil e rápida ambientes de dev/test, que é muito útil e adequado, lembrando que, com o Azure, você paga apenas os recursos utilizados.
Após a avaliação e as fases de implantação, é necessário monitorar o funcionamento da infraestrutura e entender se são necessárias mudanças. O monitoramento e o gerenciamento podem ser automatizados de forma eficiente, a fim de economizar o tempo da empresa e evitar os gargalos, que podem diminuir o fluxo de trabalho da organização.
Muitas empresas têm medo de colocar todos os seus dados na nuvem, pensando em perder o controle sobre eles. No entanto, deve-se lembrar do compromisso com o qual a Microsoft protege seus dados. Em vez de perder o controle, as empresas estarão delegando este controle à experiência da Microsoft.
Como vimos, os benefícios do SAP no Azure são muitos. Porém, podemos resumi-los nos seguintes pontos:
Como vimos, os benefícios do SAP no Azure são tantos que infinitas possibilidades para sua empresa. Essas vantagens justificam a tendência dos últimos anos de muitas empresas que já migraram ou estão prestes a migrar sua infraestrutura SAP no Azure. Para uma empresa que quer emergir e ser competitiva no cenário da Era Digital e da Indústria 4.0, a transição SAP no Azure é apenas uma questão de tempo. Aproveite, simplifique seus sistemas, reduza o esforço de hospedagem de infraestrutura on-premises e volte a focar no objetivo de negócios da sua empresa.
Então, a pergunta é: por que você ainda não está no Azure?